Arte Grega

Arquitetura

Os Gregos começaram a construir seus primeiros templos no século VII a.C, eles foram influenciados pelas casas micênicas que tinham uma sala central rodeada de colunas. Os primeiros templos não eram tão grandes e tinham forma de cabanas. Esses primeiros templos eram feitos de madeira, cascalho ou tijolos de barro, e o telhado algumas vezes era feito de folhas.

A forma desses templos variavam um pouco de  região para região. A maioria desses templos eram construídos com linhas retas na forma de retângulo e sem arcos. O núcleo do templo era um lugar fechados, esse nucle era formado por uma sala ou mais aonde ficava a estatua do deus.

Os gregos não usavam o arco para suas construções, dependiam dos fortes contrastes entre luz e sombra nos lados horizontais e verticais. Figuras esculpidas preenchiam o frontão de cada extremidade da construção e relevos apareciam nas vigas apoiadas pelas colunas. A escultura normalmente evocava a história de um deus ou herói do lugar. Frontões apresentando elaboradas cenas de ação foram encontrados nos templos de Egina Olímpia e no Partenon.

César 1ºA Eufrosina Pinto


About this entry